segunda-feira, 11 de junho de 2012

America Latina- Índios americanos
Muitos dos povos ameríndios viviam em comunidades politicamente organizadas e aldeias com sistema de coleta de esgoto e ruas de movimentação bem mais organizadas que algumas cidades européias.
As civilizações pré- colombianas tinham um desenvolvimento na área da agricultura, irrigação do solo, astronomia, arquitetura e manipulação de metais, principalmente os preciosos como o ouro, tão ou mais desenvolvidos que o europeu, razão pela qual, acabaram perecendo nas mãos dos exploradores, que ao se depararem com um povo tão desenvolvido, agiu de forma bárbara exterminando e destruindo tudo o que via pela frente em nome da conquista.
Os povos que habitavam a America portuguesa tinham um sistema um pouco diferenciado, com algumas tribos ainda nômades.
De maneira geral os nativos americanos eram politeístas, com cultos voltados aos deuses ligados à natureza. Tinham um sistema de governo onde o líder (cacique), tomava as decisões, e o poder passava de pai para filho como em uma monarquia; haviam ritos de passagem onde os meninos e meninas passavam por provações, para mostrarem que estavam prontos para a vida adulta.
Os maiores problemas trazidos pelos europeus, além da brutalidade explicita e desmedida, foram as doenças como a varíola e o sarampo, que eram fatais para os indígenas que não tinham defesas no organismos contra elas.
“Quando a última árvore tiver caído,
...quando o último rio tiver secado,
...quando o último peixe for pescado,
...vocês vão entender que dinheiro não se come.”
                                                           Provérbio Indígena
Jucimar Domingues de Castro Ferreira

2 comentários:

  1. E meu colega de curso a Africa tem os problemas deixados pelos Europeus, e a sua partilha, na America Latina, eles (Europeus) fizeram a mesmam coisa com a nossa populção indigena, doenças e escravidaão e morte deixado como herança. Hoje eles não estão mais aqui mais continuamos a exterminar o nosso indio pelo vicio do alcool, de drogas, e inclusive exterminando-os através de grupos de pistoleiros para aumentar as areas de produção de soja para atender o mercado estrangeiro

    ResponderExcluir
  2. “Quando a última árvore tiver caído,
    ...quando o último rio tiver secado,
    ...quando o último peixe for pescado,
    ...vocês vão entender que dinheiro não se come.”
    Provérbio Indígena

    Achei bem interessante essa publicação, principalmente em tempos de Rio/2012, quando estamos todos falando de meio ambiente...Porem penso que o debate esta restrito ao Brasil , anfitrião da conferencia. Nos demais países, ate mais poluidores, a população esta alheia ao debate. Cada um com os seus problemas , na crise mundial... Prof carolina/redefor

    ResponderExcluir