sábado, 2 de junho de 2012

MALAWI

     O primeiro contato significativo com o mundo europeu foi a chegada de David Livingstone à margem norte do lago Malawi (lago Niassa) em 1859 e o subsequente estabelecimento de missões da igreja presbiteriana escocesa. Em 1891, estabeleceu-se o Protetorado Britânico da África Central, transformado em 1907 no Protetorado de Niassalândia. Em 1953 o governo britânico criou a Federação da Rodésia e Niassalândia, ou Federação Centro-Africana, que compreendia os territórios hoje referentes ao Malawi, Zâmbia, então Rodésia do Norte, e Zimbábue, então Rodésia do Sul. Em novembro de 1962, o governo britânico concordou em conceder à Niassalândia autonomia a partir do ano seguinte, o que marcou o fim da Federação, em 31 de dezembro de 1963, o Malawi tornou-se um membro inteiramente independente da Commonwealth em 6 de julho de 1964. Dois anos mais tarde, torna-se uma república, ao mesmo tempo que Hastings Kamuzu Banda é eleito presidente sob uma constituição que permitia a existência apenas de um partido (Partido do Congresso do Malawi - MCP), o que conduziu, em 1971, à reeleição de Banda como presidente vitalício. Em 1993, Banda perdeu o título de presidente vitalício, o que abriu as portas à realização das primeiras eleições multipartidárias a 17 de Maio de 1994, cujos resultados deram uma vitória escassa ao principal partido da oposição, a Frente de União Democrática, liderado por Bakili Muluzi. O País foi originado de povos de Moçambique, Zaire, Congo, África do Sul outros países fronteiros. Não é um país originalmente Malawiano, todos as pessoas são originárias de outros países. Foi colonizado pelos ingleses, se tornando independente em 6 de julho de 1964, ou seja, em apenas 48 anos. A forma de Governo é democrática. A base econômica do país é a agricultura, sendo o produto principal o tabaco, depois o milho e atualmente algodão, café e chá. O tipo de vegetação é cerrado. Existem duas estações por ano, a quente e a das chuvas. O período de chuva dura mais ou menos de novembro a fevereiro. Algumas coisas eu estou pesquisando devido ao meu trabalho e vou colocar algumas. A questão da AIDS é muito grave no país, devido a cultura e falta de esclarecimento. Ainda existe a poligamia e relacionado com a pobreza está a prostituição. Meninas de 10 anos se prostituem por 1 kg de milho com concentimento da família. Um numero de órfão muito grande proveniente da morte dos pais morrem infectado pelo virus e também as prostitutas que engravidam e não tem condições de ficarem com os filhos. São mais de 1 milhão de orfãos no país onde a população é de aproximadamente 15,5 milhões. Não tenho muitas fotos e também não sei se tem no site de pesquisa, mas tenho poucas fotos a maioria da cidade que estão postada no meu face. Acho que estas informações poderão ajudar um pouco. Bom trabalho. Aos colegas do grupo uma amiga inclusive missionária neste país está me ajudando a falar sobre este pais africano que mostra justamente a colonização exploratória a que este continente foi submetido.

  Aluno do redefor: Alzemir Rocha

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Tenho procurado dar a minha participação, o meu ponto de vista, inclusive, a pesquisa a qual tive uma ajuda de uma pessoa missionária nesta região que já é o 2º PAIS que ele vive neste continente o que é uma constante,são os altos indices de mortalidade infantil,prostituição e AIDS, quanto ao avanço tecnológico, os paises africanos estao longe, pois muitos deles investem na compra de armas para continuar subjugando seus irmãos africanos.
      Aluno Alzemir Rocha

      Excluir